Válvula Pneumática Direcional

A válvula pneumática direcional é um tipo de componente muito importante em sistemas pneumáticos. Isso porque as válvulas podem orientar a direção que o fluxo deve seguir, comandando partida, parada e o sentido da vazão. São itens de grande qualidade, fabricados a partir de matérias primas de procedência confiável, sempre seguindo as orientações de normas regulamentadoras rigorosas. Sendo assim, as válvulas pneumáticas se apresentam como itens de alta qualidade, conseguindo cumprir muito bem com suas funções.

O que é válvula pneumática direcional e para que serve?

A válvula pneumática direcional é um componente responsável pela seleção e direcionamento do fluxo de ar comprimido dentro de alguns sistemas ou tubulações, sendo útil para produzir movimento ou derivar o fluxo para circuitos pneumáticos com funções diferentes.

O sistemas hidráulicos são repletos de componentes essenciais para que seu funcionamento seja eficaz e eficiente, um desses componentes é a válvula de direcional que tem uma função muito importante e deve estar em perfeitas condições para o funcionamento adequado.

Essa válvula funciona por meio de um carretel que gerencia o movimento deslizante ou rotativo e interliga os canais internos da válvula para que o fluido seja direcionado corretamente e de acordo com a necessidade.

Além disso, trata-se de uma peça compacta e capaz de controlar o fluxo de ar até em equipamentos de grande vazão. Para dispositivos com esta afluência, a válvula direcional possui vedação especial.

Componentes de uma válvula direcional

Esta pequena peça pode ser constituída em 4 partes, corpo principal, êmbolo, mola e acionamento.

Veja a seguir a explicação de cada uma delas:

  • Corpo principal: é o material que a válvula é feita, podendo ser de ferro fundido, alumínio, antimônio ou outros metais, e até mesmo de composto plástico, quando utilizada em sistemas pneumáticos ou hidráulicos de baixa pressão;
  • Êmbolo ou carretel: parte normalmente constituída em aço, mas pode ser encontrada também em alumínio entre outros metais;
  • Molas: montadas em uma ou nas duas extremidades do carretel, dependendo da configuração da válvula. São encontradas em aço e têm a função de manter o carretel na posição "neutra", quando a válvula não recebe nenhum comando;
  • Acionamento: Os sistemas podem funcionar com acionamento eletromecânico, mecânico e hidráulico/pneumático.

Conheça todos os tipos de acionamentos da válvula pneumática direcional

  • Acionamento eletromecânico: Forma mais simples e utilizada para acionamento do carretel, pela simplicidade de construção e facilidade de se obter energia elétrica para energizar os solenoides.
  • Acionamento mecânico: Ocorre se o tipo rolete é utilizado quando a comutação da uma válvula direcional precisa ocorrer no momento em que o atuador atinge uma posição específica;
  • Acionamento hidráulico/pneumático: Acontece quando o carretel é acionado por meio de uma pressão respectiva a forma de energia utilizada, a qual é responsável por agir sobre o carretel e o posicionar de acordo com a necessidade;

Modelos de válvulas pneumáticas direcionais e suas utilidades

Como já sabemos, as válvulas pneumáticas têm como função controlar e manipular o fluxo de ar comprimido (direção, pressão e/ou vazão do ar) de determinados sistemas, porém elas podem ser encontradas em 4 modelos diferentes: Válvula direcional, válvula reguladoras de fluxo, válvula reguladora de pressão e válvula de bloqueio.

Abaixo você conhecerá cada uma delas e seu principal objetivo:

  1. Válvula direcional: essencial para controlar a parada, partida e sentido do movimento de um atuador;
  2. Válvula reguladora de fluxo: serve para um controle rigoroso da vazão dos fluidos, reduzindo o seu fluxo total ou parcial, influenciando diretamente na vazão do ar comprimido;
  3. Válvula reguladora de pressão: controla a pressão do ar comprimido;
  4. Válvula de bloqueio: permite a passagem da substância apenas para um dos lados, bloqueando ou desbloqueando na hora correta.

Saiba mais: válvula pneumática direcional

Entre em contato agora mesmo com um representante da Via Air Pneumática para conhecer um pouco mais da válvula pneumática direcional.

Orçamento Rápido!